5 Pilares do Islão

Como Muçulmanos, somos todos obrigados a acreditar e executar os 5 pilares. Não acreditar na obrigação de apenas um deles, significaria abandonar o Islão. É também uma obrigação executá-los. No entanto, não fazê-lo não implica sair do Islão mas apenas ser um pecador.

1. A Profissão de Fé (Shahada)

A profissão de fé é uma afirmação que todos os que revertem e todos os que nascem Muçulmanos, devem recitar pelo menos uma vez na sua vida. Para uma pessoa que reverte, esta é a afirmação que o traz ao Islão. Simplesmente recitar esta afirmação não é suficiente, mas também é necessário acreditar no seu coração.

Existem dois componentes à profissão de fé:
1.1 Eu testemunho que não há nenhum Deus senão Deus.
1.2 E eu testemunho que Maomé é o mensageiro de Deus.

O primeiro componente é bastante simples: adorar e acreditar em um e apenas um Deus. Isto é conhecido como Tawhid.

O segundo componente significa que devemos aceitar o profeta Maomé, que a paz e bênçãos estejam com ele, como um profeta e mensageiro de Deus, enviado à humanidade para divulgar a mensagem de Alá.

2. Oração (Salat)

Alá disse-nos no Alcorão que Ele apenas nos criou para que pudéssemos adorá-Lo. De facto, a oração é um aspeto muito importante no Islão. Somos instruídos a orar 5 vezes por dia a horas específicas. A oração é uma obrigação para nós, significando que iremos cair em pecado se não executarmos as nossas orações.

3. Jejum (Sawm)

Durante o mês do Ramadão, que pode durar 29 ou 30 dias, dependendo da observação da lua, é uma obrigação jejuar, abstendo-se de qualquer comida ou bebida, deve todas as formas de prazer sexual e vomitar intencionalmente. Os muçulmanos devem iniciar o jejum ao amanhecer e terminar o jejum ao pôr do sol.

4. Caridade (Zakat)

Todos os anos, é uma obrigação sobre todos os muçulmanos financeiramente capazes, darem uma porção das suas poupanças a pessoas em necessidade. A quantia exata é de apenas 2,5% dos seus lucros. Estes 2,5% apenas se aplicam aos seus bens e poupanças, e não aos seus rendimentos.

5. Peregrinação (Hajj)

É uma obrigação ir em peregrinação pelo menos uma vez na vida, se você for financeira e fisicamente capaz. Esta peregrinação é feita viajando à cidade santa de Meca e executando ritos religiosos específicos.