6 Pilares da Fé

Como Muçulmanos, somos obrigados a crer nos seis Pilares da Fé. Não acreditar na obrigação de apenas um deles, significaria abandonar o Islão. A base da Aqida (crença/credo) são os seis pilares de fé, com os ramos da Aqida sendo outros assuntos da crença, encontrados do Alcorão e Sunna. Todos estes seis pilares de fé encontram-se no Alcorão de forma bastante clara e por isso devemos crer neles e são uma fundação do nosso Deen.

1. A Crença em Tawhid

Tawhid é o conceito Islâmico monoteísta de um Deus. A crença em um Deus é a crença mais importante que um Muçulmano deve ter. O Capítulo 112 do Alcorão explica Tawhid de forma concisa e bonita:

   “Dize: Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!” (112)

2. A Crença nos Anjos

Os anjos são uma das muitas Criações de Allah. Eles são diferentes dos humanos e dos jinn porque não possuem vontade própria, apenas fazem o que Allah comanda, sempre. Vários anjos são mencionados no Alcorão, como no verso:

“Quem for inimigo de Deus, de Seus anjos, dos Seus mensageiros, de Gabriel e de Miguel, saiba que Deus é adversário dos incrédulos.” (2:98)

Muitos anjos são conhecidos por terem uma tarefa específica, como Jibril (Gabriel) que tem o dever de passar a mensagem aos Profetas, Mika’il (Miguel) tendo o dever de distribuir sustento, e muitos mais.

3. A Crença nos Livros

Os livros aqui referidos são o Alcorão, assim como todos os livros e escrituras mencionados no Alcorão. Estes incluem o Injeel (Evangelho), a Tora, o Zabur (Salmos), Suhufi Ibrahim (manuscritos de Abraão) e Suhufi Musa (manuscritos de Moisés). O Injeel foi revelado ao profeta Isa (Jesus), e é agora considerado perdido. O Injeel mencionado no Alcorão não deve ser confundido com o Novo Testamento moderno, pois este é composto de quatro evangelhos, enquanto o Alcorão apenas menciona um evangelho. Também devemos crer que todas as escrituras antes do Alcorão foram alteradas pelo homem com a vontade e permissão de Allah.

4. A Crença nos Mensageiros

Devemos crer na existência de todos os Profetas e Mensageiros mencionados no Alcorão tais como Nuh (Noé), Ibrahim (Abraão), Musa (Moisés), Isa (Jesus) e Maomé (que a paz e bênçãos estejam com todos eles). Devemos crer que todos estes Profetas e Mensageiros vieram com Orientação Divina e Revelação de Allah para alertar e guiar o seu povo.

5. A Crença no Dia da Ressurreição

Devemos crer que existe vida depois da morte, e no Dia da Ressurreição, cada pessoa será elevada perante Allah e será responsabilizada pelas suas acções boas e más.

   “Deus! Não há mais divindade além d’Ele! Ele vos congregará para o indubitável Dia da Ressurreição. Quem é mais leal do que Deus, quanto ao que diz?” (4:87)

6. A Crença em Qadr (Predestinação)

Devemos crer que tudo o que nos acontece está predestinado. Isto inclui todo o bem e mal que poderá recair sobre nós. Allah é Omnisciente e portanto Ele conhece o nosso passado, presente e futuro.

   “Não assolará desgraça alguma, quer seja na terra, quer sejam a vossas pessoas, que não esteja registrada no Livro, antes mesmo que a evidenciemos. Sabei que isso é fácil a Deus” (57:22)